1 de outubro de 2010

Educando para a liberdade - I Seminário Caicó - Mossoró /RN




Muito produtivo, o evento aconteceu no SESI durante o dia inteiro (29-09-2010). Onde foi discutido a construção do plano estadual de educação para privados de liberdade.
Um grupo de apenados que fazem parte do projeto FILOSOFARTE deu início a programação. Estavam lindos, cantaram e tocaram divinamente. Um dos participantes não conseguiu conter a emoção e se esvaiu em lágrimas. Confesso que me deu um aperto e uma vontade de oferecer um abraço, mas meus colegas acalmaram meus ânimos. (risos)
Às 10hrs foi iniciada a conferência com Dr. Marcos Dionísio (Coordenadoria de Direitos Humanos/RN) "Educação ao longo da vida". Em seguida algumas meninas que atuam como professoras na penitenciária federal expuseram suas experiências e mostraram as vantagens e dificuldades desse árduo trabalho.
Penso que somente a educação tem a capacidade de transformar pessoas, de fazê-las enxergar o mundo com outros olhos. É preciso então mostrar a esses detentos novas alternativas, pra quando sua pena for cumprida estar de volta a sociedade apto a ter uma vida diferente.
A ressocialização só é possível através da EDUCAÇÃO.
Enfim, após pausa para almoço houve uma palestra sobre "Políticas Públicas em Educação Prisional" ministrada por Carlos Teixeira e Rosângela Peixoto (MEC/DEPEN,respectivamente). Pra encerrar, nós participantes, fomos separados em grupos de trabalho para então discutirmos melhoras e/ou soluções para os problemas mais pertinentes e em seguida expô-las para os demais.
Pra mim o evento foi de suma importância, tendo em vista que ano que vem,provavelmente,seja minha vez de assumir a tarefa de alfabetizá-los.
Sem falar na alegria de notar que alguns ainda lembravam de mim, apesar das poucas visitas que fiz ao Complexo Penitenciário Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio. (CPEAMN)
Agradeço a professora Vera pela oportunidade, não vejo a hora de colocar a mão na massa.



(Mossoró, 02 de outubro de 2010. Exatamente 03:19 da manhã.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário